Estabelecer confiança em negócios online não é algo super simples, e essa missão se torna especialmente complicada para quem está dando os primeiros passos, sem uma marca reconhecida no mercado. Veja aqui 6 dicas para criar ambientes que inspiram confiança online. Além das dicas abaixo, existe outro fator que influencia de modo decisivo na credibilidade de negócios online, a qualidade do produto/serviço oferecido. No entanto, mesmo empresas com produtos de ótima qualidade podem ter problemas se não observarem alguns detalhes, confira!
Seja humano e transparente na sua comunicação
Na sua comunicação via telefone, chat ou mídias sociais, não responda aos seus clientes e possíveis clientes como um robô. Mantenha sua comunicação autêntica e humana, se você tem um time que atende clientes, prepare-os para atender de forma educada e sincera, as respostas prontas devem se restringir a questões técnicas e, ainda assim, é sempre necessário ajustá-las ao contexto, antes de enviá-las ao cliente.
Aproveite e capriche na página de apresentação do seu negócio, o link “sobre nós” do seu site. Inclua os prêmios que recebeu e todas as grande realização da empresa. Adicionar algumas imagens dos membros da equipe, juntamente com breves biografias, pode ajudar a desenvolver ainda mais a confiança por humanizar a sua marca. O tom do conteúdo também é importante, dependendo do sua área é ideal ser mais despojado e mais direto, também é importante evitar exageros na retórica para não passar a sensação de que está “enrolando” o visitante. Lembre-se, a importância de humanizar sua marca vem do fato de que as pessoas preferem fazer negócios com aqueles que gostam, conhecem e confiam. É muito mais fácil gostar, conhecer e confiar nas pessoas por trás das marcas do que nas marca em si.
Informações de contato devem ser facilmente encontradas
Para mostrar a legitimidade de negócios online, é importante não esquecer de ter uma página de contato para quem quiser conhecer melhor a empresa através do site.
Essa página precisa conter no mínimo:
- Um endereço físico
- Email de contato
- Número de telefones
Dependendo do caso outras informações podem ser necessárias. Não esqueça de ser consistente quando for preencher essas informações em outros locais da web, como o Google Meu Negócio.
Compartilhe testemunhos e resenhas
Sempre que possível, inclua reviews de produtos e serviços na sua página. Essa é uma forma convincente para ganhar a confiança dos visitantes, pois muitos consumidores pesquisam bastante antes de fechar compras e contratos. Saber a opinião de um cliente satisfeito pode ser decisivo para a jornada de compra de outro consumidor. Torne a busca por informações que engrandecem seu produto/serviço ainda mais acessível, incluindo links de testemunhos e resenhas no seu site.
Ajude!
Para um marketing de conteúdo orientado à confiança, use seus canais online para ajudar o cliente. Se você demonstrar que sabe do que está falando, sua reputação irá convencer os usuários de que seu negócio é legítimo. Forneça informações valiosas e participe das discussões em torno da sua área de atuação.
Deixe seu visitante visualizar legitimidade
Com um web design obsoleto, sem consistência e que não demonstra autenticidade para sua empresa, seus esforços em conteúdo serão em vão. Não importa o quão relevante e atrativo é o seu conteúdo, você precisa de um design que acompanhe toda essa performance, caso contrário, se o design do site parece feio e pouco profissional, você provavelmente perderá uma grande porcentagem de usuários devido à péssima experiência de uso.
A importância do certificado SSL
Quando o cliente está pronto para fechar um pedido, há um detalhe final que pode influenciar a sua decisão de seguir com ele: a segurança da transação. É importante que fique visualmente claro, que os dados estão sendo trocados em uma conexão segura.
É importante usar criptografia SSL para impedir que pessoas não autorizadas acessem as informações financeiras. Adicionar um ícone ou texto breve na área de check-out afirmando que todas as transações são seguras pode ser útil também.
Além desse texto, existem alguns fatores visuais que atestam o uso do certificado SSL como, por exemplo, o início da URL do site passa de http:// para https://. Outro sinal consiste em um cadeado que aparece fechado, na barra de endereço, enquanto o usuário navega em ambiente seguro. Também na barra de endereços, o nome da marca do e-commerce aparece em verde. Além destes elementos, é possível solicitar um selo a empresa que gera a criptografia, atestando a seguridade de sua página ao cliente.
Para concluir
A construção da confiança junto aos clientes potenciais é um passo importante para os negócios online. Mesmo se você não tem uma marca reconhecida, empregar atitudes e sinais simples podem ajudá-lo a provar para seus usuários e clientes que a sua empresa é confiável e legítima.
Post escrito por Leonéia Evangelista, Analista de Conteúdo em Kinghost