De acordo com um estudo realizado com os anunciantes da rede de afiliação Awin, marketing de conteúdo em ferramentas como blogs e Facebook são responsáveis por 20% das ações promovidas pelas marcas.
Sendo assim, o levantamento aponta mais uma vez a tendência desse tipo de promoção em companhias que buscam destaque no e-commerce. Afinal de contas, a partir dela é possível atingir resultados expressivos tanto na área de vendas quanto de reconhecimento da empresa como fonte de informação, entretenimento e educação.
Nesse sentido, a Awin diz que um dos maiores destaques foram as empresas que produzem conteúdo sobre tecnologia. Muitas delas criam reviews detalhados de lançamento de produtos e softwares, algo que conquista a atenção do usuário e o fideliza.
Dessa forma, quem deseja se destacar no marketing de conteúdo precisa elaborar um roteiro detalhado que especifique quais são as principais questões de relevância para seu público.
Este conceito de marketing busca desenvolver um relacionamento com o cliente por meio de interações nos comentários, em mensagens privadas, e também na sugestão de novos artigos.
Porém, dentro desse conceito de comunicação, existe uma série de possibilidades que podem ser exploradas nas ações. A seguir, confira quais as mais utilizadas pelas empresas que investem em marketing de conteúdo:
Blogs com conteúdo original
Uma empresa que apresenta artigos frequentemente tende a se destacar no mercado, pois atrai mais consumidores e garante sua presença no mundo digital.
Porém, especialistas do setor afirmam que o conteúdo postado deve de fato ser relevante para o usuário, e não apenas uma série de textos sem sentido.
Nesse assunto, isso não quer dizer que todo o material deve ser necessariamente sobre o produto, mas sim assuntos relacionados. A Red Bull, por exemplo, promove um site apenas sobre esportes radicais!
Sendo assim, as ações em blogs incluem o investimento numa equipe especializada em marketing digital e que conte com redatores capacitados para a realização de textos criativos e envolventes.
Redes sociais
Apesar do Facebook ser um destaque nesta pesquisa, é importante ressaltar que outras redes sociais, como o Instagram, também são boas ferramentas de promoção.
A opção de postar histórias rápidas, apagadas em até 24 horas depois da publicação, são uma tendência no marketing de conteúdo pois cria nos usuários um senso de urgência, funcionando inclusive como um atrativo para novos seguidores.
Vídeos
Por fim, dentro das redes sociais ainda é possível apostar em um dos principais recursos atuais: o vídeo.
Sites como o YouTube contam com milhões de acessos diários, e vale lembrar que no Facebook, por exemplo, os vídeos são entregues organicamente a um número maior de usuários.
Sendo assim, criar narrativas específicas para essa mídia também deve fazer parte do planejamento de uma empresa que deseja tomar o seu espaço no mundo digital.
Um dos primeiros passos para os idealizadores e produtores de conteúdo é buscar referências e notícias relevantes a respeito das tendências em marketing e como estar integrado a essas atualizações.
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