Existem diversos fatores que devem ser levados em consideração durante a criação de um site. Além de atender às demandas do cliente, deve responder às expectativas dos visitantes, com design atraente e facilidade de navegação, por exemplo. John Jantsch, fundador da Duct Tape Marketing, afirma que o conteúdo de uma página na web deve ser informativo, de alta qualidade e corresponder ao que os visitantes estão procurando, mas que, além disso, o site deve ter uma estrutura que permite o bom funcionamento de todos os recursos e seja intuitivo a ponto de facilitar o acesso às informações.
A usabilidade é provavelmente o componente mais importante na criação de um site eficiente e que os visitantes queiram continuar na página. Na hora de entregar um website para seus clientes, lembre-se que ele deve ser pensado de forma que faça sentido para eles. Portanto, é importante criar uma interface em que os usuários possam ser guiados por ajuda contextual, em um sistema que dialogue com eles de forma objetiva e natural, simplificando a navegação com uma organização inteligente. Uma técnica conhecida de usabilidade, baseada nos conceitos de John Maeda, é a de agrupar os elementos que fazem parte do mesmo contexto, fazendo com que as pessoas entendam a interface mais rapidamente e movimentem-se por ela com facilidade. Um bom jeito de fazer isso é montá-la de forma relacionável com o mundo real, seguindo uma lógica mental preexistente e que faz parte da vida do usuário, evitando utilizar linguagem técnica e complexa.
As expectativas para um site responsivo crescem cada vez mais, e os visitantes estão dispostos a clicar no botão “Voltar” e passar para a próxima opção na lista da pesquisa se uma imagem não carregar. Por isso, foque na velocidade e no desempenho mobile. Você pode utilizar o PageSpeed Insights, uma ferramenta gratuita do Google, para ver como o site está desempenhando e o que você poderia fazer para melhorar. Este aplicativo vai mostrar o que está funcionando bem e o que não está em itens acionáveis, tanto para versão no celular quanto desktop. Sugestões incluem: otimizar suas imagens, minify JavaScript, priorizar conteúdo visível, etc. Outra ferramenta útil é WebPageTest.org. Este aplicativo oferece um diagnóstico em uma grande variedade de localizações ao redor do mundo e visualização de como o seu site se desempenha em cada uma delas. Também permite análise móvel ou desktop, ou até mesmo de um browser específico.
Outro ponto importante, mas que às vezes deixamos passar, é que a forma como o conteúdo é apresentado pode fazer uma grande diferença para os usuários. Portanto, fique atento em como as informações estarão dispostas. A leitura deve ser fácil, permitindo que o visitante encontre a informação rapidamente. É bom dispor textos em parágrafos curtos e diretos com vários subtítulos, separando as informações por temas. Além disso, subtítulos são ótimos para estratégias de SEO, principalmente se você já fez a pesquisa de termos chave com as ferramentas mencionadas acima.
Vale prestar atenção em como as pessoas vão parar em seu site, quais termos de busca os fazem chegar lá, e onde eles foram depois. Se você notar uma determinada frase chave na pesquisa, você deve buscar padronizar os termos. Por exemplo, se as pessoas pesquisarem por “reservas” e o menu do seu site diz “agendamento”, considere alterar a palavra para que você seja encontrado com mais facilidade.
Contudo, o mais importante é que construir um site que atenda às demandas de interface dos visitantes de hoje é uma questão de equilíbrio de uma série de fatores. O conteúdo de qualidade e o design atraente são pontos que ajudam a atrair visitantes, porém fatores de usabilidade como velocidade e estrutura de navegação vão contribuir muito para que eles decidam continuar navegando no site. A junção eficaz desses elementos é decisiva para que a página seja considerada eficiente e fácil de explorar.